5 motivos para realizar um implante dental
O procedimento de colocação de implantes dentários tem o objetivo de melhorar a estética e a saúde bucal, além de aumentar a autoestima dos pacientes. Esse tratamento é uma alternativa segura e saudável para quem, por algum motivo, perdeu os dentes, seja em razão de cáries, traumatismo ou doenças na gengiva.
Os implantes dentários são cilindros de titânio colocados dentro do osso, abaixo da gengiva, e que fazem o mesmo papel da raiz do dente. Normalmente, eles são indicados para pacientes que já perderam o dente ou que possuem um dente que não tem condições de ser recuperado e precisa ser extraído. Confira algumas vantagens desse procedimento e entenda como ele pode te ajudar, tanto na estética como na sua saúde:
- Benefícios na mastigação: Quando todos os dentes estão alinhados na boca, a mastigação é automaticamente melhorada. Ela está também totalmente ligada ao sistema digestivo, evitando problemas como gastrite e refluxo, por exemplo.
- Sorrir com segurança: Poder sorrir sem medo e com total confiança é uma das coisas mais importantes para o ser humano. O implante é uma das formas mais seguras de reabilitação oral e estética. Além disso, com ele é possível prevenir doenças futuras.
- Tratamento sem dor: Muitas pessoas ainda acreditam que o procedimento de implante dentário é muito doloroso. Porém, com a evolução tecnológica na odontologia, esse tratamento se transformou e atualmente é considerado praticamente indolor. A maior parte do processo é realizado no tecido ósseo, que é uma região pouco enervada no corpo. A recuperação costuma ser bem tranquila, quando todas as orientações passadas pelo dentista são seguidas.
- Qualidade de fala: Ao perder um ou mais dentes, é comum que o paciente apresente problemas de fonética, situação que pode ser agravada com o uso de próteses móveis. Após a colocação do implante, o posicionamento dos dentes fica correto, ajudando na dicção.
- Alta durabilidade: Os implantes dentários são feitos com materiais de alta duração. Além disso, se a higiene bucal for feita corretamente e as visitas ao dentista continuarem de forma regular, o implante pode durar a vida inteira. As peças não sofrem com cáries, mas se o cuidado não for correto, é possível desencadear infecções na gengiva, causando perda óssea e até comprometimento dos dentes.
Se você se identificou com alguma das situações listadas acima, agende uma consulta para que um especialista possa verificar se esse é o tratamento ideal para o seu caso.